quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

REV II (345-361), PRÍNCIPE CORREGENTE

Rev II (em georgiano რევ II) foi um príncipe da Ibéria que reinou juntamente com seu pai Mirian III nos anos de 345-361. De acordo com as crônicas georgianas medievais, Rev governava a província oriental de Kakheti com capital em Ujarma. Casou-se com Salomé, filha de Tiridates III, rei da Armênia.  Tiveram dois filhos, Saurmag II (Sauromaces) e T’rdat (Tiridates), os quais reinaram posteriormente sobre a Ibéria
Reconstrução da fortaleza de Ujarma
Salomé  (também conhecida como Salome Ujarmeli [სალომე უჯარმელი], isto é, Salomé de Ujarma) desempenhou papel importante na conversão a Ibéria ao cristianismo. Seu nome de nascimento era Beoun e o mudou para Salomé quando casou-se com Rev II em 326 como fruto de relações diplomáticas entre a Ibéria e a Armênia. Embora seu pai fosse tivesse se convertido ao cristianismo, Salomé era seguidora do zoroastrismo, a religião oficial do Império Persa. Influenciadas pela missionária cristã Nino da Capadócia, Salomé e Perozhavra de Sivnia, esposa de um governador ibero, também se converteram ao cristianismos e se tornaram grandes propagadoras da fé cristã na Ibéria. 
Salomé e Perozhavra:
santas da Igreja Ortodoxa Georgiana
Seu status social muito contribuiu para a propagação da fé cristã na nobreza ibérica. Por fim, o rei da Ibéria Mirian III converte-se ao cristianismo e o tornou a religião do Estado. Salomé erigiu uma cruz em Ujarma. Elas assistiram Nino em seus momentos finais quando faleceu na aldeia de Bobde. Elas continuaram a obra de cristianização da Ibéria e escreveram uma biografia de Nino. Rev morreu antes de seu pai em 361 e Salomé e Perozhavria morreram pela mesma época. Saurmag II, primogênito de Rev II, sucedeu seu avô Mirian III no trono da Ibéria.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Rev_II_of_Iberia
http://fr.wikipedia.org/wiki/Rev_II_d%27Ib%C3%A9rie
http://dzeglebi.com/view.php?id=59
http://www.pravoslavie.ru/english/7382.htm

Nenhum comentário: