segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

DACHI (522-534)

Dachi (em georgiano დაჩი) é também conhecido como Darchi (დარჩი), Darchil (დარჩილი) e ainda Vache (ვაჩე). Filho mais velho do rei Vakhtang I Gorgasali com Balendukht, filha do xá sassânida Hormizd III. Reinou por doze anos (522-534). Balendukht morreu ao dar a luz a Darchi. Após a morte de seu pai (522), o reino foi dividido, conforme a vontade deste, entre ele e seus meio-irmãos, Leo e Mirdat. Dachi herdou o título de rei (mep'e) e presidiu sobre a região de Ujarmeli onde se situava a cidade-fortaleza de Ujarma. Daí ele também ser conhecido como Dachi Ujarmeli (Dachi de Ujarma). Seus irmãos herdaram a parte ocidental da Ibéria e residiam no verão em Tsunda e no inverno em Oszrkhe. No entanto, não receberam o título de reis, mas de mthavar dos eristhavs, que corresponde ao título de arquiduque conforme o historiador Cyril Toumanoff.
Reconstituição da fortaleza de Ujarma
Após consolidar as questões sucessórias e territoriais, Dachi vai procurar restaurar a Ibéria, que foi devastada pelos persas, com exceção do Kakheti a Klarjethi e Egrisi segundo as Crônicas georgianas. Em vez de seguir com uma rebelião aberta contra a hegemonia dos Sassânida, adotou uma linha mais conciliatória com seus suseranos iranianos. O rei conclui a construção das muralhas de Tbilisi, a qual alargou, e transfere para aí a residência real como queria Vakhtang. Dachi foi ativo no campo religioso: quando o patriarca Petre morreu, o rei instala seu sucessor, Samuel, em Mtskheta, a antiga capital real que vai agora ser o centro religioso do país. A partir de Ujarma ele enviou esforços missionários especiais para cristianizar seus súditos montanheses na região de Kakheti que mantinham-se resistentes à fé cristã.
Abanotubani, Narikhala & Vakhtang Gorgasali from Metekhi. Tbilisi. Georgia -  by Ivane Goliadze
Atual cidade de Tbilisi com a estátua equestre de Vakhtang  Gorgasali
Quando seu meio-irmão Leo morreu, Dachi tenta adquirir suas possessões de seu outro irmão Mirdat. Em troca de Egrisi, localizada perto da fronteira grega, ele propõe Javakheti do Lago Phanawar até Mtcuar onde Mirdat será um éristhav sob a dependência de seu irmão. Após a queda da Ibéria, este país dará origem ao principado de Javakheti e os descendentes de Leo, aos futuros príncipes Guramidas da Ibéria.  É que durante o reinado de Dachi inicia-se a Guerra Ibérica (526-532) que opôs o Império Romano do Oriente (Bizantino) ao Império Persa (Sassânida) por causa da Ibéria.  O problema é que na historiografia desse conflito o rei da Ibéria não é Dachi, mas um certo Gurgenes. Segundo outra vertente da tradição Dachi teria sido sucedido por Gurgenes. Este faz negociações com o imperador bizantino Justino I, quem envia um pequeno destacamento contra a Pérsia que revida o ataque. Gurgenes se refugia em Lazica enquanto os Sassânidas estabelecem um vice-rei persa sobre a Ibéria. Gurgenes morre no exílio e Bakur II, seu filho, assume o trono ibero. Certamente há uma confusão entre Vakhtang  Gorgasali ("Gurgenes") e Dachi. A tradição principal (georgiana) afirma que após doze anos de reinado Dachi morreu e seu filho Bakur II o sucedeu.

FONTES:

Nenhum comentário: