segunda-feira, 8 de abril de 2013

KARTLOS (? - ? a.C.)

Kartlos (georgiano: K’art’losi, ქართლოსი) é o ancestral epônimo dos georgianos (kartvelebi em seu próprio idioma) na mitologia georgiana, mais especificamente da nação de Kartli (a Ibéria Caucasiana). Kartlos foi introduzido nas crônicas medievais georgianas (Kartlis Cxovreba), supostamente registradas a partir da tradição oral por Leonti Mroveli no século XI. A lenda conta que ele era um filho de Targamos (identificado com o personagem bíblico Togarma, neto de Noé, Gênesis 10:3) e, portanto, irmão de Haos, Movakos, Lekos, Heros, Kavkasos e Egros de quem outros povos caucasianos se originaram. 
File:Thargamosids.JPG
Targamos e seus filhos
 De acordo com os escritos medievais Crônicas da Geórgia de Leonti Mroveli e a História da Armênia de Moisés de Chorene, Togarma/Targamos, filho de Jafé, e neto de Noé, viveu na Babilônia, que recebeu a terra entre dois mares (Mar Negro e do Mar Cáspio) e duas montanhas (Monte Elbrus e o Monte Ararate) como sua possessão, quando as pessoas começaram a divisão de terras e houve migração em diferentes partes do mundo. Ele, então, estabeleceu-se perto Monte Ararate e dividido sua terra entre seus filhos:

 Haos – Equivalente ao epônimo armênio Haik (Հայք), primeiro filho de Togarma, herdou o Monte Ararate e fundou a nação armênia; 
Kartlos – Assentou-se no nordeste de Ararate e foi o fundador da Kartli (Sa'kartvelo) que uniu outros irmãos e fundou a nação georgiana; 
Bardos – Ancestral dos shrivanes; 
Movakos – Ancestral dos movkanos; 
Lekos - Ancestral do povo lak estabelecido nas montanhas do Cáucaso; 
Heros – Ancestral do povo herano que se estabeleceu na parte oriental do Ararate; 
Kavkasos ou Caucas – Assentou-se para além da cordilheira do Cáucaso;
 Egros – Epônimo do reino de Egresi (ou Lazica) entre o Mar Negro e a cordilheira Likhi (oeste da Geórgia). 
Haos e Kartlos
Kartlos, epônimo dos kartvelebi (iberos na designação clássica greco-romana) uniu seu povo para tornando-se seu líder e fundou a cidade de Kartli. A Crônica de Kartli relata que Kartlos teve várias esposas e vários filhos. A mesma fonte diz que sua família era grandemente numerosa. Os filhos de Kartlos são listados como: Mtskhetos, Gardabos, Kakhos, Kukhos, Gachios, Uphlos, Odzrkhos, Javakhos, os epônimos fundadores das regiões históricas da Ibéria/Geórgia: Mtskheta, Gardabani, Kakheti, Kukheti, Gachiani, Uplistsikhe, Odzrkhe, e Javakheti.


FONTES:

Nenhum comentário: