sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

FARASMANES III (135-161)

Farasmanes III (ou Parsman III ) foi um rei da Ibéria contemporâneo ao imperador romano Antonino Pio (138-161). De acordo com as crônicas georgianas medievais, Parsman tinha um ano de idade quando da morte de seu pai, Ghadam (135), a quem ele sucederia no trono. O reino ficou sob a regência de sua mãe Ghadana até ter atingido a idade legal para governar. Ele teve dois filhos: Amazaspo II, que o sucedeu, e uma filha que se casou com um rei da Armênia (Vologeses II). Há confusão cronológica nas fontes do período.
A Ibéria nos dias de Farasmanes III.



As fontes romanas evidenciam que Farasmanes teve relações amigáveis com Roma. De acordo com Dio Cássio, o rei ibero foi a Roma como convidado de Antonino Pio, juntamente com sua esposa, o filho e membros da nobreza ibérica; ele foi especialmente respeitado, sendo permitido sacrificar no Capitólio (célebre monte de Roma) e ter sua estátua equestre no templo de Belona (deusa da guerra).  Isto pode ter acontecido em 154. O evento deve ter visado fortalecer as relações de Roma com a Ibéria após o estranhamento entre o imperador Adriano e o rei Farasmanes II. O Imperador aumentou o território do seu reino, diminuído nos tempos de Adriano, e a Ibéria continuou como aliada dos romanos.
File:PodioTBellona.jpg
Ruínas do templo de Belona em Roma, onde uma estátua de Farasmanes III foi erigida.
 A Ibéria tinha uma posição geopolítica estratégica entre a Europa e a Ásia que a tornava uma aliada desejável dos romanos. O período levou a uma mudança importante no estatuto político do reino da Ibéria agora reconhecido como um aliado de Roma, em vez de seu antigo estatuto como um estado-cliente; a nova situação política manteve-se mesmo durante as hostilidades do Império com os partos, cujo reino era vizinho da Ibéria. A partir de Julio Capitolino, um dos autores da Historia Augusta, obra que narra a vida de vários imperadores romanos, Farasmanes III foi confundido com um antecessor seu, Farasmanes II. A cronologia da sucessão entre Ghadam, Farasmanes III e Amazaspo II é um tanto confusa ao se tentar conciliar as fontes antigas romanas e as fontes medievais georgianas. Há certo lapso de informações cronológicas entre 161 e 185 d.C.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pharasmanes_III_of_Iberia
http://fr.wikipedia.org/wiki/Pharasman_III_d%27Ib%C3%A9rie

Nenhum comentário: